QUINHENTISMO - A LITERATURA DO DESCOBRIMENTO


QUINHENTISMO- A LITERATURA DO DESCOBRIMENTO


Vídeo Aula  - Clique Aqui:




1500 - Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil. 
Em sua tripulação estava o escrivão Pero Vaz de Caminha, que descreveu a nova terra ao rei português D.Manuel.
 A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o 1o documento sobre o Brasil. Caminha afirmava ao rei que "...o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. "  Caminha afirmava que a salvação estaria na catequese dos habitantes da terra.
A partir da chegada de Cabral ao Brasil, muitos outros aventureiros, navegantes, exploradores vieram ao Brasil. Esses colonizadores ficaram perplexos pela grandeza natural do Novo Mundo. Expressavam esse encantamento através de seus relatos de viagem, uma forma de descrever e catalogar a terra e o povo que nela habitava. 
Esses aventureiros, tamanha era sua perplexidade, consideravam o Novo Mundo o paraíso terrestre, a visão medieval de que a beleza da terra era uma manifestação divina.






Literatura de Informação - relatos destes colonizadores, destacam-se neles o caráter descritivo.
Esses relatos eram  registrados em cartas ou diários.
Exploradores que registraram nesses documentos temas sobre a nova terra: Pero Vaz de Caminha, Pero Gândavo, Hans Staden, Fernão Cardim, Pero Martins de Souza entre outros.


Hans Staden feito, aventureiro alemão, foi prisioneiro por 9 meses do Tupinambás e registrou em seu diário essa experiência.




Literatura de Catequese ou Jesuítica - Poemas e peças de teatro voltadas para a conversão do gentio ( habitantes ) da terra, os índios. Terá em Pe. José de Anchieta seu maior representante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.