MACHADO DE ASSIS- O BRUXO DO COSME VELHO

Machado de Assis - O Bruxo do Cosme Velho


Nascido num lar pobre, no morro do Livramento, no Rio de Janeiro, Machado de Assis logo percebeu que para subir na vida precisava de muito esforço e trabalho.
Formou-se, como escritor, à luz do Romantismo, e que evoluiu para o Realismo com o tempo, a obra de Machado de Assis forçosamente é enxergada sob os dois pontos de vista - romântico e realista. Pode-se considerar que sua produção até 1880 seja autenticamente romântica, embora o seu romantismo não seja tão sentimentalista como o de seus contemporâneos.

Saiba mais sobre Machado de Assis .

Clique Aqui


                                                                    Continua aqui:




Primeira Fase: Apesar de serem escritas no romantismo, eles trazem as primeiras características do Realismo  e críticas ao Romantismo, são os chamados Romances Convencionais.  Ressurreição, A mão e a LuvaHelena e Iaiá Garcia. E os livros de contos: Histórias da meia-noite e Contos Fluminenses.

Segunda Fase: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial do Aires. E os livros de contos: Histórias sem data, Várias histórias, Papéis avulsos, Páginas Recolhidas, Relíquias da Casa Velha.

O estilo machadiano - A elegância e certa contenção ao escrever, as rápidas pinceladas na composição da personagem, muita discrição: eis o "jeito machadiano" de criar. Sempre foi adepto de personagens fortes.





Veja o filme: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Clique Aqui

 Machado de Assis publica vários romances e contos entre eles O Alienista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.