A ODISSEIA - UMA EPOPEIA

Epopeia

O conto épico ou epopeia são textos narrativos, contados em versos, orais ou escritos. Nas epopeias, se contam histórias heroicas, fundamentadas em contos tradicionalistas, onde se preservam as tradições. Os contos épicos apresentam muitos conceitos de cunho moral que servem de exemplos de comportamento.
As epopeias são constituídas por uma junção dos fatos históricos e de grandes feitos executados por seres reais ou mitológicos. Existem algumas obras que fazem parte dessa modalidade literária, são eles: a Ilíada, a Odisseia, os Lusíadas, Jerusalém Libertada, Testamento, etc. Embora os contos épicos tenham fundamentos nos acontecimentos históricos, eles não são verossímeis.
Histórias como a Ilíada e a Odisseia, de Homero, se baseiam nas lendas da guerra de Troia. A obra, Os Lusíadas, de Luís de Camões é repleta de fatos históricos relacionados com a viagem marítima de Vasco da Gama para a Índia. Neles, os heróis são os filhos de lusos, ou seja, dos portugueses.




Ilha de Ítaca


http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dtaca

ODISSEIA


Narrativa épica - A narrativa épica ( epopeia) narra os feitos heroicos de um povo, nação ou de uma única pessoa, no caso de Odisseia, Odisseu ( Ulísses), rei de Ítaca, herói da guerra de Troia.






Odisseu era o mais astuto dos heróis, graças a ele os gregos entram em Troia, dentro do Cavalo de Madeira. A expressão presente de grego para dizermos que o presente não foi bom, vem daí.
Algumas das aventuras superadas por Odisseu  ( Ulísses)

  • Odisseu chega à ilha da ninfa Calypso, onde fica preso por muito tempo em razão dos encantos e promessas que uma região cheia de mulheres promove aos marinheiros;



  • O aprisionamento do deus Éolo, deus do vento em um saco, que ulteriormente é aberto e lança a nau para lugares ainda mais distantes;

  • O lugar para onde foi arremessada a nau era a ilha da bruxa Circe, que transformou os marinheiros em porcos;

Circe, a deusa da noite



  • O aprisionamento dos viajantes pelo ciclope Polifemo e sua estratégia para sair da prisão na caverna;
Polifemo

  • Odisseu manda seus marinheiros   tapar dos ouvidos com cera para não serem atraídos pelos cantos das sereias, devoradoras de homens e amarrá-lo ao mastro para não ser levado pelas sereias.
Ulísses preso para poder ouvir o canto das sereias





Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=5MFEijJ9TxA










Enquanto Ulísses ( Odisseu) estava perdido no mar, Penélope, sua esposa, sofria pressão para se casar de novo, já que acreditava-se que Odisseu morrera na volta para casa. Penélope ciente da astúcia de seu marido, sabia que ele não morrera. Para ganhar tempo, diz aos pretendentes que só se casaria depois que terminasse de tecer um tapete que contava a guerra de Troia. De dia tecia e de noite, para ganhar tempo, desfazia o tapete.
Penélope
Ulísses consegue chegar a Ítaca, mas agora teria que enfrentar dois grandes desafios. Ser reconhecido e vencer os pretendentes de sua esposa.


É a maneira pela  qual os conteúdos literários são  organizados, de acordo  com suas características estruturais semelhantes, ou seja, é o modo como se veicula a mensagem literária.

ExUma crônica tem características bem diferentes de um conto, e um romance não é como uma a uma peça de teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.