A ETIMOLOGIA DA PALAVRA TEATRO

A ETIMOLOGIA DA PALAVRA TEATRO

“A etimologia grega de teatro dá ao vocábulo o sentido de miradouro, “lugar de onde se vê”. O edifício autônomo, de fins idênticos àquele que se chama hoje teatro, se denominava odeion, auditório. Na terminologia dos logradouros cênicos da Grécia, teatron correspondia à platéia, anteposta à orquestra e envolvendo-a como três lados de um trapézio ou um semicírculo. Não se dissocia da palavra teatro a ideia de visão.
Ler teatro, ou melhor, literatura dramática, não abarca todo o fenômeno compreendido por essa arte. É nele indispensável que o público veja algo, no caso o ator, que define a especificidade do teatro. A contemplação do bailarino caracteriza o espetáculo do bailado e a do cantor ou músicos, aspectos da arte musical. A lembrança da etimologia do teatro tem por fim não apenas a busca de seu conceito, mas também o esclarecimento de um dado inicial, cuja omissão vem originando diversos equívocos, entre os quais, sobretudo, o da precedência da arte literária, com prejuízo do conjunto do espetáculo.” ( MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo:Ática, 1986).



                

GÊNEROS LITERÁRIOS

Narrativo











Variante do gênero épico; o épico ( epopeia) narra os feitos heroicos de um povo ou nação. Já o narrativo  apresenta acontecimentos reais ou fictícios.  A narrativa ao longo dos tempos   apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula.
O ato de narrar está ligado à rememoração ( trazer à memória).
Lírico

O  gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do  eu  lírico , predomina nele a função da linguagem emotiva.
O gênero lírico está ligado à recordação ( lembrar com o coração)
Dramático



É  o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.


Assista ao vídeo sobre os gêneros literários.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.