O Heróis na Literatura - 2a Série

O HERÓI NA LITERATURA


Para compreender melhor as origens do herói, precisamos retomar alguns fatos da Grécia Antiga.  Os devotos do deus Dionísio, após a dança vertiginosa caíam desfalecidos. Acreditavam que saiam de si, pelo processo do êxtase.
Esse estado de êxtase significava um mergulho em Dionísio, um adorador do entusiasmo. O homem comum, em êxtase e entusiasmo comungava com a imortalidade, tornando-se um herói, pois ultrapassava o métron, a non mesures, a medida de cada um. Surgiam assim os heróis gregos.


Esses heróis ultrapassavam todos os limites que lhe eram impostos, sempre com valentia, ética e extremo senso de justiça, pensando sempre no bem comum. São, ainda, poderosos, fortes, corajosos e predestinados a cumprir uma determinada missão. As narrativas da Grécia Antiga estão repletas de heróis gregos. 
Esses heróis apesar de vencerem todos os obstáculos, apresentam alguns defeitos humanos. Odisseu, o herói de Odisseia, apesar de astuto era arrogante, a ponto de não temer o deus Poseidon. Por isso, vagou por 20 anos no mar antes de voltar para seu lar em Ítaca.
Além de Odisseu ( Ulísses) destacamos Aquiles, que participou do cerco da cidade de Troia, ajudando na vitória grega. Temos ainda Hércules, Teseu, Agamenon, Perseu, Ajax dentre outros.



Esses heróis darão origem  aos heróis medievais que surgiram nos romances de cavalaria medievais (época áurea do cristianismo = “Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda”) e chegaram às obras do Romantismo no século XIX. Eles também estão acima dos homens comuns, mas abaixo dos deuses. São fortes, corajosos, íntegros e valentes.




Se por um lado temos esses heróis, por outro temos os heróis picarescos ou anti-heróis, que NÃO são os vilões. Os anti-heróis ou heróis pícaros surgem no romance picaresco:
"O romance picaresco nasceu como paródia das idealizadoras narrações do Renascimentoepopeiasromances de cavalaria,romance sentimentalromance pastoril... O contraste com a realidade social gerou, como resposta irônica, os chamados "anti-romances", de caráter anti-heroico, protagonizados por anti-cavalheiros que amavam anti-damas, mostrando o sórdido da realidade social: os fidalgos empobrecidos, os miseráveis deserdados e os conversos marginalizados frente de cavalheiros e burgueses enriquecidos que viviam em outra realidade."( https://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_picaresco)
O herói picaresco é o "gente boa que vacila", são marginalizados mas têm seu lado generoso e bom. Como exemplo temos desde o personagem dos quadrinhos Cebolinha, o Máskara e na literatura brasileira Leonardinho Pataca, de Memórias de Um Sargento de Milícias.
O herói problemático , por sua vez , é o mais humano de todos. Ele se sente, muitas vezes, moralmente abaixo dos homens comuns, vive num mundo capitalista e sofre com a diferença de classes e os valores dúbios da sociedade, expondo fraquezas e contradições.
A  partir da Realismo, principalmente, que começa a ter maior presença na literatura a figura do herói problemático, o tipo de herói que predomina a partir do final do século XIX.

              


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.